terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Receita do dia: Comidinha árabe refrescante para os dias mais quentes

Oi pessoal!

Tá um calor danado aqui em Sampa, viu? Como nos dias mais frios, nos aquecemos com um caldinho ou sopinha. No verão não é diferente. Temos que nos alimentar com comidinhas leves, que satisfazem, mas que não causam aquela sensação horrível de mal estar. Pensando em vocês, resolvi postar duas receitas fáceis e que são uma delícia: Tabule e Kibe cru. As duas são servidas frias e por isso são ótimas para apreciar no verão.

Em primeiro lugar, pesem 150 grs de trigo para kibe fino (é importante que seja o fino) e coloquem água fervente até cobrir o trigo, deixando um dedo a mais de agua. Deixe descansando até esfriar a agua. Se quiser pode colocar na geladeira que é mais rápido. Quando gelar, o trigo vai dobrar de tamanho o sugar toda a água colocada. Com essa técnica, estamos hidratando o kibe para deixá-lo mais macio. Pegar aos poucos um punhado de trigo e apertar para tirar o excesso de água e transferir para outra tigela.

Tabule

1 tomate sem semente cortado em cubos pequenos
1 pepino sem casca cortado em cubos pequenos
1/2 cebola média, cortada bem pequininha
Pimentões verde, vermelho à gosto. Eu coloco mais ou menos duas fatias bem fininhas de casa
1/2 limão
Azeite a gosto
Hortelã fresco à gosto
Sal e pimenta do reino a gosto (se preferir pode colocar a pimenta síria)
5 punhados de trigo para kibe. Neste caso, fica a gosto. O ideal é que o trigo fique envolvido com os outros ingredientes, mas sem colocar muito, pois ele sobressairá e não é essa a idéia. Neste caso, queremos harmonizar.
Misturar tudo. E deixar na geladeira até servir.

Kibe cru

1/2 Kg de patinho moído 2 vezes sem gordura
1 cebola média
Hortelã a gosto
Sal e pimenta a gosto (pode ser a pimenta síria)
Azeite à gosto
Colocar o restante do trigo.

Juntar no processador todos os ingredientes e processá-los até ficar uma massa avermelhada com bastante liga. Quando isso acontecer está pronto. Se colocar mais trigo, o kibe cru vai ficar com o gosto do trigo mais forte, se colocar menos fica mais vermelhinho e com um gosto maior da carne. Eu prefiro a segunda opção. Para mim, fica bem mais saboroso.
Deve ser consumido com azeite de oliva, cebolas picadas e hortelão fresco. Ah! Não pode faltar um pãozinho sírio pra acompanhar. ADORO!!!

Como hoje está esse calorzão é uma ótima opção para o seu jantar. Me contem depois como ficou.

Bjs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário