domingo, 5 de fevereiro de 2012

Do que vamos falar?

Quando surgiu a vontade de começar a escrever este blog, pensei em diversos assuntos, mas comecei a analisar a minha vida e percebi quanta coisa mudou na vida de todas as mulheres após completar os 30. Antigamente, não tão antigamente assim, na época em que minha mãe tinha 30 anos, tudo era completamente diferente. A preocupação maior que a mulher tinha era de constituir família antes dos 25 anos, pois caso o casamento não acontecesse nesta época, já começava a pressão familiar e se passasse dos 30, já era vista como "titia solterona". A vida profissional ficava em ultimo plano, até porque quem tinha o comando da casa era o homem e a mulher tinha que ser submissa a ele. Conheço diversas mulheres que conseguiram conciliar um casamento precoce, com filhos e sucesso profissional (uma delas é a minha mãe), mas conheço diversas outras que abriram mão dos seus desejos profissionais para ser esposa e mãe. Não que eu ache que isto está errado. Acho que cada um faz da sua vida o que quiser, mas o que eu estou querendo explicar é que como as coisas mudaram, como os papéis e a pressão da sociedade também mudou.
Hoje, os 30 anos, são conhecidos pelos novos 20. Pois as mulheres cada vez mais colocam a sua vida profissional e financeira em primeiro lugar e só quando estão numa situação de conforto é que resolvem passar para o próximo passo; casamento e filhos. E esse segundo passo, está se tornando mais frequente acontecer com as mulheres acima dos 30. Acredito que esta mudança ocorreu também, pelo poder que a mulher está desenvolvendo no âmbito profissional. Antes não tínhamos condições nenhuma de competir com um homem para um determinado cargo, pois éramos chamadas de "sexo frágil", de que não saberíamos conciliar trabalho, família e filhos. Temos como maior exemplo é que a pessoa que chefia o nosso país é uma mulher. A primeira mulher a exercer esse cargo no nosso país. Hoje é mais frequente que a mulher seja o "chefe da casa" e isso não muda em nada a masculinidade de nossos parceiros. Temos os mesmos direitos pois somos todos iguais, então porque não assumir a casa quando o seu marido está desempregado ou porque o seu marido tem que ganhar mais do que você. Acho que homens que ainda pensam assim, precisam se atualizar, pois com certeza ficarão sozinhos.
Ainda bem, que tive uma educação onde pai e mãe tinham os seus papeis. Mas quanto ao lado profissional, os dois tiveram a chance de ter sucesso em suas profissões.
Toda essa mudança, tem um lado positivo, mas também tem o negativo. Como as mulheres estão se casando após aos 30, a maternidade também tem vindo um pouco mais tarde. E isso, acaba sendo um dos problemas da mulher moderna, pois como sabemos, a mulher possui uma maior possibilidade de ter filhos com a saúde perfeita, antes dos 35 anos e após os 30, muitas mulheres começam a ter dificuldade para engravidar e ter um filho e uma primeira gravidez saudável. Além disso, quando conseguem, ficam tão maravilhadas com a maternidade, já que foi algo tão almejado, que não conseguem impor regras, dar educação de verdade para seus filhos e as crianças já crescem sem limites. Não culpo as crianças e sim aos pais, pois não é porque houveram diversas tentativas para conseguir ter um filho que ele pode fazer o que bem entende. Trabalho em um comercio que é perto de uma escola de classe média alta e eu presencio diversas vezes, a falta de educação e desrespeito que esses filhos tem pelos pais e o pior eles não dizem nada. Pelo contrario, muitas vezes largam a criança correndo no restaurante aos gritos e as outras pessoas que estão comendo são obrigadas a aturar tanta falta de educação.
Acredito também, que a mulher nessa idade já não tem mais a mesma paciência de uma pessoa de 25 anos, pois muitas vezes, a mulher ainda chega do trabalho, tem deveres de casa e ainda tem a função de educar os filhos.
Muitas mulheres se cobram tanto por não conseguir dar conta de tudo que ficam doentes, estressadas e muitas vezes com o psicológico abalado. Existem até quem diga que existe a crise dos 30. Pois muitas mulheres começam também a se questionar sobre suas realizações pessoais e muitas vezes, isso acaba em angustia, medo, frustrações e questionamentos sobre as mudanças que ocorrem com o nosso corpo estéticamente. Mas esse assunto vou abordar um pouco mais tarde, pois quero que vocês saibam um pouco mais de mim, para que vocês possam entender melhor o que vou abordar.
Bom... é isso. Vou expor alguns assuntos relativos aos novos 20 e também outros assuntos que vão interessar as mulheres e homens de 30 ou de qualquer outra idade.

Bom domingo pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário