terça-feira, 13 de março de 2012

Minha filha cresceu...

Essa semana me deparei com esta verdade. Minha filha cresceu... Não é mais um bebezinho,que precisa de dedicação total e exclusiva, que não tem atitude própria e principalmente independência. Mesmo com 15 anos, é lógico, que ela tem regras a cumprir, tarefas a executar... Mas até então não tinha me dado conta disso, até ela receber pela primeira vez o convite para viajar com a família de uma amiga para a praia. É lógico que ela ficou muito empolgada pra ir, afinal de contas era aniversário da amiga dela e o melhor, ela ia ter a responsabilidade de se cuidar "sozinha".
Me deu um aperto no peito, uma vontade louca de dizer NÃO, mas não achei justo com ela. A Gabi é uma menina díficil de fazer amigos e ao mesmo tempo muito tímida. Eu sempre falo que já estava na hora dela começar a sair, conhecer gente nova, fazer uma "turminha", mas ela sempre prefere ficar em casa ou sair com a gente. No começo, pensei que tivesse algo errado com ela, mas depois com o tempo fui percebendo que realmente é a personalidade dela. Eu brinco com ela que eu devo ser a unica mãe dessa face terrestre que empurra a filha pra sair de casa...
Lógico, que quando ela falou da viagem, eu gelei... pensei "como vou sobreviver esse final de semana sem ela, sem a minha supervisão". Aí os incentivos de sair de casa, de ter amigos foram por agua abaixo. Não quis demonstrar isso pra ela porque é óbvio que eu precisava soltá-la , que ela tinha que começar a saber como lidar com as situações diversas, pois devemos preparar os nossos filhos pra vida. Filho não é propriedade nossa, é propriedade do mundo. Por isso, temos que dar asas pra eles para que saibam voar e traçar as suas próprias trajetórias.
Pedi para que ela pedisse autorização ao pai dela, pois mesmo que a gente não viva juntoele é o pai e eu achei que ele também tinha que ter responsabilidade por essa decisão. Eu não tinha que ficar com todo o "peso" da decisão nas minhas costas. Além disso, como ela viajaria para outra cidade, sem a minha companhia, achei que era de extrema importancia que ele autorizasse.  E apesar de achar que ele não deixaria, já que é muito ciumento e controlador, ele deixou...
Meu coração quase saiu pela boca nesse final de semana, mas podem ter certeza, achei que ia ser pior, Fiquei surpreendida pela minha reação, pois eu achei que ia pirar. Mas eu senti que estava fazendo a coisa certa, na hora certa e com a família certa. Os pais da amiga dela me deixaram super segura e ela adorou a viagem. Eles a acompanharam em tudo e fizeram com que ela se divertisse muito.
Para a minha maior surpresa, ontem a noite o pai da amiga dela me ligou para se desculpar por não ter entregue a Gabi em mãos (ela subiu sozinha no elevador), mas que não tinha feito isso, porque já estava tarde e não queria nos incomodar. E o melhor, ligou para agradecer pela minha permissão e pela do pai dela, pois eles tiveram um final de semana perfeito e que a Gabi é uma menina muito agradável. Falou também que agora teríamos "trabalho" pois quando fossem para essa casa de praia, fariam questão da presença dela. Não precisa dizer nada. Que atitude! Hoje em dia, não existe mais isso, gentilezas estão cada vez mais em extinção, não existem mais famílias unidas dessa forma e saber que minha filha estará presente num ambiente saudável e principalmente com pessoas que percebi que são super do bem, me faz sentir muito mais confiante na decisão que tomei.
Para as mães que tem filhos na idade da minha ou próximas dessa idade, saibam que não é facil, mas é um mal necessário, pois é muito importante para o crescimento dos nossos filhos. E para as mães que ainda estão longe de passar por isso, já comecem a trabalhar isso na cabecinha de vocês, pois passa muito rapido e quando a gente vê, nosso filho já cresceu.
Pense sempre nisso, não criem os seus filhos como objeto de propriedade e sim encaminhe com uma boa educação, ensinando o que é certo e errado e principalmente com muito diálogo pois com certeza o retorno virá e eu estou tendo ele agora. Pois tive a grande surpresa de saber que fui muito feliz na educação que dei para a minha filha e que com certeza ela será uma grande mulher, cheia de virtudes, valores e uma bagagem familiar incrível. Filha! Obrigada por me fazer sentir que a minha missão como mãe está sendo cumprida, sei que tenho muito coisa para te ensinar e sei também que você nem sempre vai acertar, mas saiba que tenho um imenso orgulho de você e da pessoa que você está se transformando. Te amo! Você é o meu maior presente de Deus.

Um comentário:

  1. Ai Taty, me coloquei no seu lugar, sofri a angústia com vc pois me vi como mãe da Gabi...rsrs... realmente deve ser muito difícil deixar nossos filhos voarem sem super proteção. A nossa vontade é deixar nossos filhos numa redoma de vidro, longe da violência, da maldade humana... mas eles tem que aprender a viver, a traçar seus próprios objetivos e metas, enfim, amadurecer e ser independente... crescer!!!Obrigada por compartilhar sua angústia... vou passar por isso também, já já...rsrs
    Bjs da Lan

    ResponderExcluir